Sessão Cinema

 

Viviane França

Olá! Uma bela estreia chegou nas telas do cinema nesta última quinta-feira, dia 09. Para quem procura por um longa delicado e emocionante, Totto-Chan: A Menina na Janela é uma boa opção para uma sessão pipoca.

Baseado no livro de memórias escrito por Tetsuko Kuroyanagi, uma famosa atriz e apresentadora de TV japonesa, o longa traz uma história ambientada na década de 40, tendo como perspectiva a visão de uma criança de 7 anos.

Totto-Chan é uma esperta e enérgica menina considerada ‘problemática’ pela diretora de sua escola. Expulsa, sua mãe encontra uma instituição de ensino com métodos pouco convencionais, onde a criatividade, a música, o respeito e empatia para com o outro é encorajado e ensinado. Logo, nossa pequena garotinha cria amizades e um forte laço com Moritsuna Kuroyanagi, diretor da escola. Suas aulas são ministradas dentro de vagões de trem ou em campos abertos, onde ela e seus amigos são incentivados a explorar, criar, inventar e imaginar.


Mas nesse mundo de brincadeiras há a atmosfera de insegurança que os pais de Totto-chan sentem, quando o Japão entra na Segunda Guerra Mundial. Quando seu pai - que é músico - é convocado para tocar para os soldados, quando a comida começa a ficar escassa e os bombardeios se iniciam pelo país.
 
Um longa-animado sensível que aborda temas difíceis como a guerra, a separação das famílias, a perda de pessoas queridas, a destruição de cidades, a perda do lar, com delicadeza. Tudo visto através dos inocentes olhos de uma criança.

Dirigido por Shinnosuke Yakuwa, o filme participou do Festival de Annecy, o mais importante festival de cinema de animação do mundo, onde ganhou o Prêmio Paul Grimault, o terceiro maior da competição. O longa também foi indicado à Animação do Ano no Prêmio da Academia Japonesa, o Oscar nipônico.

(Totto-Chan: A Menina na Janela/ Japão, 2023 - Direção: Shinnosuke Yakuwa - Roteiro: Shinnosuke Yakuwa e Yôsuke Suzuki, baseado no livro de Tetsuko Kuroyanagi  - Elenco: Liliana Ôno, Kôji Yakusho, Shun Oguri, Anne Watanabe, Karen Takizawa - Duração: 114 minutos - Distribuição no Brasil: SATO Company)